terça-feira, 18 de agosto de 2009

As diferenças entre as pessoas

Psicóloga Flávia Machado

A liderança e a participação eficaz em grupo dependem essencialmente da forma como o líder e os membros do grupo convivem com as diferenças interpessoais. Em que consiste essa diferença? Mais do que a diferença na aparência física, consiste em saber lidar com pessoas diferentes na forma de pensar, sentir e agir.Você já parou para pensar em como é a forma que você se relaciona com as ressoas ao seu redor? O que você espera delas? O que essas pessoas esperam de você? O que você espera de si mesmo? Muitas vezes esperamos tanto dos outros que freqüentemente nos sentimos frustrados por eles. Isso ocorre porque nos relacionamos com as pessoas partindo de nossas próprias referências pessoais. Então, por exemplo, se penso que ser pontual é fundamental para mim, automaticamente espero isso do outro. Só que nem sempre isso acontece, o que me revolta e afeta minha relação com as pessoas que se atrasam e me fazem esperar. Mas, será que o outro é obrigado a atender às minhas expectativas? Quem me garante que isto ocorrerá sempre? A base para começarmos a lidar com outras pessoas de forma eficaz é nos conscientizarmos que: AS OUTRAS PESSOAS SÃO DIFERENTES DE MIM.Cada pessoa é um ser único no mundo, com uma história de vida própria somente por ela experimentada. Você já parou para pensar que ninguém pode sentir o que você sente, da forma como você sente ? A sua alegria é só sua, a sua dor e tristezas são só suas. A forma como você enfrenta uma perda, por exemplo, é diferente da forma de outra pessoa. Porque você é um ser singular neste mundo, nem os gêmeos pensam e sentem de forma igual. Muitas de nossas dificuldades nas relações estão justamente porque esperamos que o outro aja conforme nós agimos. Quando encontramos alguém parecido conosco, que alegria! Esse encontro nos traz satisfação e reconhecimento. É ótimo nos relacionarmos com uma pessoa que pensa de forma semelhante à nossa. Mas, quando o contrário acontece, que desastre! Entramos em conflito. Como vamos "corrigir" esta outra pessoa? Como vamos conviver com ela?
Se realmente você entende que o outro é diferente de você, esse conflito será tratado nas suas devidas proporções. Então, as atitudes dos outros não terão o peso de serem da forma como você espera. Por exemplo, se uma pessoa esqueceu seu aniversário e ela continua sendo sua amiga. Não é porque ela não gosta suficientemente de você, pois você não esqueceria o aniversário dela, pode ser que comemorar um aniversario não seja tão importante para ela, como é para você (por mais incrível que isso possa parecer). Antes de compreendermos e aceitarmos a diferença do outro, devemos compreender e aceitar a nossa própria diferença. Devemos também não nos culpar por não sermos como o outro quer que sejamos. Devemos reconhecer que podemos errar, que somos limitados e que não atenderemos sempre às expectativas dos outros. Assim, começamos a perceber que não é dificil conviver com o diferente, mas e difícil pararmos de agir com o outro como se esse outro fosse nossa extensão ou como se fosse nós mesmos.

Meus comentários a respeito do texto acima

Reflexão
Achei muito interessante esse texto...Não posso ser como esperam que eu seja, só posso ser como aprendi a ser...não posso esperar que sejam como eu sou...lógico q muitas vezes nos frustramos, seria maravilhoso que todos nos afinizássemos, mas não é assim que funciona...possuímos diferenças de vivência, de criação, de ponto de vista, de filosofias, de comportamento....Essa história de que eu estou certa! Não é bem assim...estou certa em meu ponto de vista, em minha vivência. Precisamos compreender que os seres humanos são milhões de universos diferentes, cada um em seu grau de razão, de evolução. O que será absolutamente perfeito? Ninguém é perfeito! Alguns são mais sensatos, mais lúcidos, observadores, vividos, mas nunca absolutamente certos no todo! Cada um tem seu tempo, seu nível de aprendizado, seu ponto de vista...temos sempre algo a aprender....e tb a ensinar...Algumas palavras parecem piegas, mas não são...compreensão, respeito, entendimento, aceitação, amor, harmonia...são palavras pra refletirmos!

Apartir de Não posso ser como esperam que eu seja...

Claudia Thomaz

Publicado no Recanto das Letras código: T2097894

2 comentários:

  1. "Existe um ponto que é,ser diferente é aceitar as diferenças"...
    Show de comentário Clau...diria até Inteligente!!
    bj

    ResponderExcluir